Concursos e exposições de beleza

in Jornal de Coimbra, 23 de Abril de 2003

As erradamente conhecidas por exposições de beleza são, no fundo, concursos de morfologia, onde o que se pretende não é escolher o exemplar mais bonito, mas sim o exemplar morfologicamente mais perfeito em função do estalão de cada raça.

O estalão é um documento em que as caracterí­sticas de cada raça estão descritas, tal como a altura, o comprimento, a forma da cabeça, os dentes, a cor dos olhos, etc. O que isto significa é que o exemplar mais perfeito pode não ser o mais bonito.

Mais do que uma feira de vaidades, as exposições de beleza (morfologia) servem para conhecer os melhores exemplares dentro de cada raça, promovendo cruzamentos entre estes exemplares e, dessa forma, valorizar a raça.

Estas iniciativas permitem ainda o convívio entre os amantes de cada raça, ficando a conhecer melhor os seus cães e as suas potencialidades.

Um concurso canino é diferente de uma exposição. Nos concursos caninos não se discute nenhum campeonato. São eventos isolados, e servem basicamente para iniciação às exposições, motivando as populações locais para que participem neste tipo de eventos e divulgando as várias raças. As exposições são eventos onde se disputam certificados Qualitativos de Campeonato.